Trabalho e oração prolongam a vida com saúde
Pedro Antônio Bernardi
A vida é desenvolvida e vivida diuturnamente alicerçada em valores e bases sólidas. Alguns pilares são essenciais para ser feliz e cumprir a missão: trabalho, oração, entusiasmo, esperança, otimismo, ensina o educador marista, Irmão Cláudio Girardi, que neste 23 de julho festeja 89 anos e desenvolve diariamente atividades intelectuais e manuais.
Certa passagem em um de seus livros que acaba de escrever, sustenta: Em qualquer situação e circunstância, tristeza aliada ao desânimo e pessimismo impede, sufoca e destroi energias positivas, entendimentos e alegrias. Basta sair alguns minutos do individualismo, ir à janela do apartamento, caminhar alguns metros pelo parque ou bosque, observar e ouvir o cantarolar de um pássaro para reanimar nosso ser.
Há pessoas que, por condicionamentos diversos e viciados, não tem contato com a natureza e não cultivam amizades. Por conta dessas atitudes, sentem o peso da solidão. É interessante como um abraço e uma palavra carinhosa podem se tornar de grande valia e, até, aliviar e abreviar dores, angústias, decepções e sofrimentos.
Ao citar o livro intitulado Família, Trabalho, Política, traduzido e organizado pelo saudoso confrade Irmão Ireneu Martim, fundamenta: Trabalhar é virtude que deve ser fortalecida por pessoas de todas as idades. Trabalho é fonte de valor de um bem que satisfaz necessidades. Percebo que nos últimos anos diminuiu o entusiasmo pelo trabalho. Há desperdício excessivo de tempo por parte de crianças, jovens e adultos.
Também faltam campanhas e normas de moralização de algumas atividades. Sob múltiplos sentidos, natureza e economia, trabalhar é indispensável para o homem e a mulher se tornarem mais humanos e chegarem a Deus.
Carinhosamente chamado de vovô pelas crianças, professor Cláudio Girardi, Doutor Honoris Causa pela PUCPR, aponta que oração e espiritualidade são raízes, origem, coágulos, visão de conjunto, verdades integradas da natureza humana, da transcendência e da semelhança divina. Quem ora e medita mergulha em realidades diversas, melhora capacidades e propriedades interiores, fortalece prospectivas de fraternidade, solidariedade e caridade.
Em reconhecimento pelo bem que fez e faz, e sincera gratidão pelos testemunhos, ensinamentos, sabedoria, humildade e serviços prestados à humanidade, auguramos ao Irmão Cláudio Girardi muitos anos de vida plena de saúde. Receba preces e felicitações por todas as realizações efetivamente cristãs.
Pedro Antônio Bernardi é professor, economista e jornalista - pedro.professor@gmail.com