Legado de Beto Richa tem o reconhecimento do Oeste
A assembleia realizada pela Amop nesta sexta-feira (29) também serviu para que os prefeitos que compõem a entidade reconhecessem os relevantes serviços prestados por Beto Richa à região Oeste, durante suas duas gestões como governador do Paraná.
"A recepção ao ex-governador é muito importante, pois essa é uma casa plural e que reconhece a relevância da interação política na construção de pautas cada vez mais relevantes para o municipalismo", destacou o presidente da Amop, Elio Marciniak, falando em nome de 55 prefeitos.
Para o 1º vice-presidente da entidade e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, é grande o legado deixado por Beto Richa a todo o Oeste paranaense. "Em Toledo, particularmente, tivemos várias obras que foram viabilizadas pelo olhar diferenciado do ex-governador, sempre acessível aos Municípios", comentou.
A visão de que Beto Richa ocupa um papel importante da história do Oeste também foi compartilhada pelo prefeito de Guaíra e presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Heraldo Trento. "Estamos todos unidos aqui na Amop pelos mesmos ideais e a presença do ex-governador muito nos alegra e é realmente muito representativa", afirmou.
DE PAI PARA FILHO
Visivelmente emocionado, Beto Richa fez uma retrospectiva de sua carreira política, passando, inclusive, pelos momentos mais críticos. Lembrou que carrega o legado de seu pai, o também ex-governador José Richa, e que sempre procurou trabalhar em prol dos municípios.
"Sabemos que é no âmbito municipal que estão as demandas e por isso sempre fizemos muito pelas cidades, independente da questão partidária. Visitamos, no primeiro mandato, todos os 399 municípios paranaenses, justamente por esse nosso compromisso com o municipalismo. Estivemos, inclusive, aqui na Amop em outras ocasiões e sempre as pautas foram focadas no fortalecimento das cidades", pontuou o ex-governador.
Entre as diversas ações importantes de seu mandato, ele deu destaque especial para as da área da saúde, incluindo o sistema de atendimento de emergência que fez do Paraná um exemplo para o Brasil todo. "Lembro-me que no mesmo dia em que fizemos a entrega do helicóptero que iniciaria a operação aqui na região, já tivemos uma vida salva, a de um garoto vítima de queimadura, que rapidamente foi socorrido e transportado por via aérea para Londrina", recordou. (Foto: Divulgação)