Assuinoeste recebe terreno para construção de nova sede
A Assuinoeste (Associação Regional dos Suinocultores do Oeste) deverá construir a sua sede própria em uma localização privilegiada. A entidade recebeu da Prefeitura de Toledo uma área de 2.500 m² ao lado do Sindicato Rural, no Jardim Coopagro.
Em ato realizado ontem (22) no auditório da Prefeitura, autoridades e lideranças do setor testemunharam a assinatura pelo prefeito Beto Lunitti do Decreto Nº 530/2022, concedendo a permissão de uso da área integrante do patrimônio público de Toledo. A nova sede da Assuinoeste deverá abrigar o setor administrativo e um auditório. Há ainda a perspectiva de instalação de um restaurante focado em pratos à base de carne suína.
Lunitti destacou a condição de Toledo como maior produtor de suínos e líder do agronegócio do Estado. "Somos o maior produtor de alimentos do Paraná, um dos líderes brasileiros no setor agropecuário, e é isso que precisa ser nosso foco", disse. Para ele, parcerias e incentivos como ocorre com a Assuinoeste precisam acontecer, evidenciando ainda os quase cinquenta anos da Assuinoeste organizando os produtores para alavancar a atividade e fortalecer a economia.
Para o diretor de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento de Toledo, João Luiz Nogueira, o ato simboliza o reconhecimento ao que a suinocultura representa para a economia do Município. "O suíno gera emprego na agroindústria, nas propriedades, movimentando nossa economia. Existe conexão entre o campo e a cidade", disse.
A força da suinocultura e o que ela representa para Toledo e região foi ressaltada também pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Leoclides Bisognin, que lembrou ter participado do encontro de fundação da Assuinoeste, há 46 anos. "Ver a Associação chegar a este patamar, com uma sede grandiosa, é um sonho se realizando", afirmou.
A MAIOR DO PR
Consolidada como a mais expressiva entidade regional de suinocultores do Paraná, a Assuinoeste agrega mais de 3,5 mil produtores, nos 54 municípios da região Oeste. Em Toledo, são aproximadamente 1.500 suinocultores.
Para a presidente Geni Bamberg, primeira mulher a conduzir a associação, "a suinocultura toledana e regional é referência em competitividade e eficiência, produzindo alimento de qualidade para o Brasil e o mundo".
Sobre o restaurante, Geni destacou a importância de mostrar às pessoas os benéficos da carne suína, "totalmente saudável, além de saborosa e nutritiva". Geni lembrou do exemplo da Casa do Porco, restaurante paulista, que está entre os 10 melhores do mundo. "No nosso espaço poderemos mostrar pratos, cortes suínos, embutidos, entre outras ações", comentou. Ela também agradeceu ao prefeito Beto Lunitti e ao secretário Diego Bonaldo pela cessão do terreno. (Foto:Carlos Rodrigues/PMT)