Movimento 200+ quer firmar pacto de combate à corrupção
O ex-procurador do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, foi recebido por diretores da Acic, empresários e líderes de entidades organizadas na manhã desta quinta-feira (21), em Cascavel. Na ocasião, ele apresentou o Movimento 200+, projeto que vem ganhando o apoio das mais diferentes forças e tem como foco principal um pacto para construção de um País melhor.
Deltan foi um dos principais nomes da Lava Jato, uma das maiores operações anticorrupção do mundo e que levou à prisão grandes expoentes da vida pública brasileira. O objetivo do Movimento 200+ é oferecer aos eleitores opções de nomes à Câmara Federal e ao Senado comprometidos com três pilares básicos: combate à corrupção (fim do foro privilegiado e prisão em segunda instância), extinção ou redução do Fundo Eleitoral e preparação e reciclagem política.
"Eleger cinco ou seis parlamentares com esses compromissos é pouco e eles não terão chance de fazer muita coisa. A renovação do Congresso se dará com a confirmação de 200 nomes ou mais que tenham no seu cerne político esses propósitos tão valorizados pelas pessoas e tão necessários ao Brasil. Esse é o começo para a construção de um País melhor, mais íntegro e justo a todos", disse Dallagnol.
Ter um congresso movido por pautas que representem, de fato, o interesse nacional é imprescindível também para que o presidente, seja ele quem for, não seja refém dos políticos movidos por interesses individuais ou de pequenos grupos, acrescentou.
Deltan explicou aos diretores da Acic que a partir de 16 de agosto entrará no ar um site que vai indicar, em cada Estado, quem são os candidatos comprometidos com os pilares do Movimento 200+. O ex-procurador falou ainda sobre a importância das reformas, principalmente da administrativa e da tributária. "Hoje, vivemos um manicômio tributário. Precisamos desenvolver o setor produtivo, porque é ele que gera oportunidades e garante recursos para infraestrutura, educação e inovação. O presidente Genesio Pegoraro entregou a Deltan o Anuário Acic 2021 e agradeceu a visita. (Foto: Divulgação)