Funcionários de cooperativas do PR podem cruzar os braços
Coopavel, Copacol e C. Vale já têm acordo firmado, enquanto Lar, Frimesa e Cotriguaçu são as cooperativas da região Oeste que podem enfrentar uma greve de trabalhadores nos próximos dias, de acordo com alerta feito nesta terça-feira (19) pela representação da Fenatracoop, do Sintracoop e do Sintrascoopa.
"Em um período em que a inflação oficial chegou a quase 12%, a Ocepar não traz para os trabalhadores nenhuma proposta de reajuste. Nunca as cooperativas estiveram tão bem, lucrando ano a ano, mas não querem dividir os louros com quem realmente movimenta a cooperativas, que são os trabalhadores. Se até domingo, a proposta não for melhorada provavelmente os trabalhadores optarão pela greve", justifica o sindicalista Mauri Viana Pereira.
Segundo ele, a data-base da categoria é no mês de junho e desde março as entidades sindicais vêm trabalhando para firmar uma convenção coletiva de trabalho com a Ocepar, mas esta adiou por um bom tempo as conversações e, por fim, apresentou uma proposta de reajuste muito aquém das expectativas dos trabalhadores. Nesta semana, os dirigentes sindicais estão rodando as cooperativas da base e convocando os trabalhadores a participarem da assembleia virtual convocada para este domingo, às 9h, para analisar e votar essa proposta.
"Estamos nessas negociações há 30 anos e todos os anos é a mesma coisa, não querem oferecer nada aos trabalhadores e sabemos que eles podem. Nossos trabalhadores confiam no sindicato e são muito ativos com relação a atuação sindical, por isso aguardamos mais de 10 mil trabalhadores na nossa assembleia de domingo e democraticamente decidirão os rumos da nossa negociação", assinala Mauri, ressaltando que se um indicativo de greve for aprovado, a paralisação começará em 72 horas. (Foto: Divulgação)