Como ser uma pessoa emocionalmente forte
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
A pessoa emocionalmente forte é a que decide as coisas com calma, ouve os outros, não permite que as reações emocionais de terceiros prejudiquem sua vida, não se faz de vítima, não resmunga, não reclama, não acha alguém para culpar, lida com as diferentes situações de forma construtiva e natural.
A pessoa que não tem inelegância emocional sempre está no papel de vitima e não sabe sair da situação problema que está passando. Se acha sempre a mais prejudicada...
Quem tem inteligência emocional bem desenvolvida sempre olha para as situações de forma construtiva:
- O que posso fazer para sair disso de uma forma bacana?
- O que vou aprender com isso?
- Onde posso melhorar?
- Não sou vítima, também erro.
- Procura olhar o outro sempre com empatia.
A maioria dos conflitos ocorre justamente por falta de inteligência emocional, e desenvolver essa capacidade é algo que nos fortalece.
Ela faz a pessoa perceber que não precisa ter medo de recomeçar. Faz a pessoa promover as mudanças e desenvolver o autoconhecimento necessários para agir de forma saudável e dominar as emoções negativas.
A pessoa com inteligência emocional tem problemas como qualquer outra, mas lida com isso de forma diferente e sabe quando tem parcela de culpa, mas não se destrói por isso.
Reconhece seus erros, mas se reconstrói; faz diferente, procura aprender, não tem medo de recomeçar, não hesita em mudar para se tornar mais forte e agir de forma mais saudável. Enfim, domina as emoções negativas e não age por impulso.
Quem não consegue ter o controle de suas emoções precisa buscar ajuda, antes que seja tarde.
"A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos" - Sigmund Freud.
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é formada em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional, especializada em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato: (45) 99912-8788