Sebrae desvenda mistérios sobre as compras públicas
Com o objetivo de informar e orientar compradores e fornecedores sobre a Nova Lei de Licitações, o Sebrae Paraná reuniu mais de 200 pessoas que trabalham direta ou indiretamente com compras públicas na região Oeste do Paraná. A programação, que ocorreu em Cascavel, mesclou palestras transmitidas ao vivo, diretamente de Curitiba, e, também, atividades presenciais, com especialistas sobre o tema.
"Antes de realizar o evento, fizemos uma análise preliminar de quais são os principais questionamentos de compradores e fornecedores a respeito da Nova Lei de Licitações e dividimos o Fomenta em dois dias, justamente para atender a esses públicos de forma bastante personalizada", explica o consultor do Sebrae Paraná, Adir Mattioni.
Um dos destaques foi o depoimento de Paulo Rodrigo Coppetti, de Marechal Cândido Rondon, que contou sua experiência como empresário participante de processos licitatórios. Segundo ele, no início parece tudo nebuloso, mas os primeiros contratos fazem o esforço valer a pena.
"Precisa acabar com o mito de que licitações são impossíveis ou complicadas demais. Elas têm, sim, muita burocracia, mas a partir do momento em que temos orientação adequada, os processos se tornam menos difíceis. Contei muito com a ajuda do Sebrae nesse sentido e tentei várias vezes até conseguir. Agora, sei que grande parte do meu crescimento enquanto empresário, vem desses contratos", comentou.
Durante o evento, também foram apresentados alguns projetos realizados pela cidade de Foz do Iguaçu como o que, através do credenciamento, levaram ao "Costurando proteção", que incentivou costureiras a costurarem máquinas de prevenção contra o Covid, e ao "Foz conhecendo Foz", que levou moradores da cidade para conhecerem os pontos turísticos locais. (Foto: Color Shin/Divulgação)