O Brasil e a democracia
J. J. Duran
A degradação democrática no Brasil começou com a destruição do entendimento político entre as direitas centristas do espectro político e as forças de esquerda.
Há que agregar o erro tremendo cometido pelos analistas de cada estrato político por não fazerem uma análise correta e desapaixonada do poder de convocação dos elementos mais radicais.
Os ataques constantes realizados pelo capitão presidente contra o Judiciário e outras instituições e medidos milimetricamente na sua efetividade, são parte de um longo e premeditado movimento que permite a ele estar quotidianamente presente no noticiário como figura central da política nacional.
Discursos de ódio, milícias virtuais, vocábulos extremos como inimigos, morte e armamentismo civil e o tom constantemente ameaçador são parte vital de seu dicionário desde os tempos em que era militar e que ganhou acidez ainda maior durante os quase 30 anos em que integrou o chamado baixo clero da Câmara dos Deputados.
Seu enfrentamento com o alto comando das Forças Armadas quando estava no Exército, motivado pela defesa dos salários dos camaradas, é clara demonstração de sua capacidade de confrontação, que o tornou conhecido como um homem de vitalidade, arrojo e destemida consequência.
A paixão por marcar a fogo os adversários e tornar a luta contra eles uma questão de vida ou morte definem a forte tendência que ele tem de criar e manter longas e duras lutas contra aqueles que ele define como "inimigos" ou "canalhas".
Negativista por vocação, confrontador por formação, o capitão presidente já deixou registrada uma passagem importantíssima na história política indo-americana.
Sua nebulosa ideologia, seus principais dogmas e sua bíblica noção do passado, do presidente e do futuro da sociedade estão marcando um novo tempo na política brasileira.
Por tudo isso é e continuará sendo confrontado e desmerecido politicamente, mas jamais poderá ser esquecido. (Foto: Marcelo Camargo/AGBR)
J. J. Duran é jornalista, membro da Academia Cascavelense de Letras e Cidadão Honorário do Paraná