Riscos graves à saúde humana
Diante das consequências catastróficas advindas de uma safra perdida e da elevada competitividade no mercado de alimentos, dentre outros fatores, hoje em dia é difícil encontrar nas feiras e nos supermercados produtos livres de agrotóxicos.
O problema é que a presença de pesticidas nos alimentos representa um grave risco à saúde do consumidor. Um dos mais graves apontados por diferentes pesquisas é que eles contêm substâncias cancerígenas.
Mas há estudos que apontam várias outras consequências. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde predominam as pequenas propriedades com aplicação manual de agrotóxicos, há um índice de casos de depressão entre os trabalhadores do campo muito acima da média nacional.
A solução é apostar nos produtos orgânicos, mas essa é uma prática ainda muito pouco difundida no Brasil. Mais nutritivos, esses alimentos possuem em sua composição maior teor de substâncias quimiopreventivas - aquelas com poder anticancerígeno.
INTOXICAÇÃO
A nocividade dos agrotóxicos pode muitas vezes chegar de imediato. Vômitos, náuseas, tonturas, vertigens, dores de cabeça, cólicas abdominais, desorientação, dificuldade respiratória, irritabilidade, tremores e convulsões são apenas alguns exemplos.