Itaipu Binacional vai ampliar investimentos em toda a região
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, anunciou na primeira coletiva à imprensa depois da posse que a hidrelétrica vai injetar mais dinheiro nos vários programas e ações em desenvolvimento no Oeste paranaense, incluindo a adequação de 1.650 km de estradas rurais. ?Os investimentos em programas que fazem parte da missão ampliada de Itaipu não vão parar, pelo contrário?, disse.
Diversos outros temas foram abordados na conversa com os jornalistas, com destaque para os estudos que estão sendo feitos para o pós-2023, quando o Anexo C do Tratado de Itaipu ? que define as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade ? será revisado e a dívida assumida para a construção da hidrelétrica, quitada.
Stamm ressaltou o papel da empresa nos programas socioambientais desenvolvidos em toda a sua região de influência ? recentemente ampliada para 54 municípios da região. Para ele, a atualização tecnológica da usina será um esforço fundamental para a sustentabilidade da geração nas próximas décadas. O investimento previsto é de US$ 500 milhões, com conclusão estimada em dez anos.
O novo diretor também considerou um desafio substituir os que o antecederam. ?A Itaipu teve a sorte de meus dois antecessores [Jorge Samek e Luiz Fernando Vianna] serem craques e agora eu tenho a responsabilidade de fazer o melhor de mim, e eu farei. Aumenta muito a minha responsabilidade quando dizem que eu sou da casa?, afirmou. (Foto: DIVULGAÇÃO).