Plano Safra 2022/23 tem as digitais do agro paranaense
Em fevereiro deste ano, Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná), Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná) encaminharam ao Ministério da Agricultura um documento conjunto com um elenco de pedidos do setor agropecuário paranaense para o Plano Safra 2022/23.
O material foi desenvolvido com base em estudos elaborados pelas equipes técnicas dessas entidades e de sugestões dos sindicatos rurais e teve peso decisivo na elaboração do plano, anunciado ontem (29) e que disponibilizará o valor recorde de R$ 341 bilhões ao campo, montante 36% maior que o disponibilizado no ano anterior, quando os agricultores paranaenses contrataram mais de R$ 36 bilhões.
"Produtividade se constrói com planejamento e previsibilidade. Se o setor agropecuário sabe o quanto terá à disposição para contratar crédito, fazer o seguro rural, pode se dedicar ao seu trabalho de alimentar o mundo. Esse plano superou nossas expectativas, com a previsão de valores mais robustos do que aqueles disponibilizados nos anos anteriores", comemorou o presidente da Faep, Ágide Meneguette, manifestando certa preocupação apenas com as elevadas taxas de juros, que são ditadas pelo mercado.
"Os produtores rurais, mesmo durante a pandemia, não pararam, mantiveram a economia viva, garantido a segurança alimentar para bilhões de pessoas no mundo. Nosso País consegue alimentar mais de 1 bilhão de pessoas", comentou o presidente da República, Jair Bolsonaro, durante o anúncio do plano.
SAFRA RECORDE
Por outro lado, o Deral fechou junho com estimativa de pequena redução na produção de milho da segunda safra 2021/22, o que contribui para baixar, nos mesmos patamares, a previsão da safra paranaense. A projeção agora é que serão produzidos pouco mais de 36,2 milhões de toneladas contra 36,8 milhões de toneladas previstas em maio. Ainda assim, se trata de uma safra recorde. A área de plantio é de quase 10,9 milhões de hectares. (Fotos: Sistema Faep)