Ratinho Jr projeta transformar o Paraná na Califórnia do Brasil
A Califórnia é o estado mais próspero da maior economia do mundo, os Estados Unidos. Berço de gigantes como Apple, Microsoft e Google, ela tem PIB superior ao do Brasil, país que ocupa a oitava colocação entre os mais ricos do planeta.
E fazer do Paraná a Califórnia do Brasil é uma das ambições de Ratinho Júnior, pré-candidato do PSD ao Governo do Estado e que participou na noite de ontem de um encontro com empresários cascavelenses na Acic, que também contou com a participação de deputados, prefeitos e outras autoridades.
O Paraná é a quarta economia do Brasil e tem todas as condições para crescer e se fortalecer ainda mais. Para isso, precisa de alguém que coloque em prática as atitudes certas, disse o jovem pré-candidato, que tem apenas 37 anos, e é formado em Administração e em Publicidade e Propaganda.
Ao afirmar que o Estado precisa de oxigenação e novas ideias, Ratinho Júnior ressaltou a importância de promover rupturas e priorizar a metodologia como ferramenta de avanços. "A ideologia só atrapalha e já atrasou em muito o Brasil. Sou a favor do método de planejar, trabalhar e desenvolver para que todos tenham oportunidades e possam realizar seus sonhos e projetos de vida".
"Somos o celeiro de um País que será em breve o maior exportador de comida do mundo. Nenhum lugar produz tanto e com a qualidade do Brasil", acrescentou ele, lembrando 1,5 bilhão de pessoas não têm o que comer e em breve serão dois bilhões. "Por isso, o grande problema do mundo vão ser os alimentos. E o Brasil produz e tem comida para fornecer".
BANCO DE PROJETOS
A falta de sintonia entre seus líderes políticos e a inexistência de um banco de projetos custou, nos últimos anos, bilhões ao Paraná. E isso precisa mudar, conforme Ratinho Júnior. Com a economia pretende fazer na máquina pública, ele entende que sobrarão recursos para criar um banco para a elaboração de projetos executivos a executar obras fundamentais para todo o Estado.
"A máquina pública está inchada e não é mais possível mantê-la devido principalmente aos acessórios criados ao longo da história. Esse modelo faliu e minha geração tem o compromisso e a responsabilidade de mudar isso com coragem, trabalho e ousadia", sustentou. Atualmente, o Paraná tem 28 secretarias e a proposta de Ratinho é governar com apenas 15.
SUGESTÕES
O deputado recebeu do presidente da Acic, Edson José de Vasconcelos, documentos da G8, das câmaras técnicas da associação comercial e um folder com as ações prioritárias do POD. "Queremos e precisamos do compromisso dos postulantes para que obras importantes, como a do Aeroporto Regional do Oeste, saiam do papel", disse Edson.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, falou em nome do Programa Oeste em Desenvolvimento. Ele citou desafios adicionais às economias do Paraná e da região e a urgência de investimentos para tornar as produções mais competitivas, como a construção de uma nova ferrovia.
O prefeito Leonaldo Paranhos, por sua vez, ressaltou que o Oeste precisa receber o reconhecimento de ser a região que abastece o Brasil. "Precisamos de obras de infraestrutura e logística, porque sem isso corremos o risco de ser a região que era para ser e não foi. Temos de dar um salto estrutural em direção a 2030", afirmou Paranhos. (Foto: Acic)