Prazo para produtor atualizar rebanhos vai só até quinta-feira
Os produtores rurais paranaenses que ainda não atualizaram seus rebanhos precisam agir rápido, pois o prazo para isso expira na próxima quinta-feira (30). A campanha de atualização foi criada para substituir a vacinação contra febre aftosa no Estado, que em maio do ano passado recebeu o certificado internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. Com o cadastro, a Adapar pode reunir informações consistentes para qualificar o trabalho de vigilância.
Nem todos sabem, mas a atualização é exigida para todas as espécies animais existentes na propriedade: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos e caprinos. A partir de sexta-feira (1º), as propriedades que não estiverem atualizadas no cadastro da Adapar ficarão impedidas de retirar GTA (Guia de Trânsito Animal) e encaminhar seus animais para abate.
A atualização pode ser feita no site da Adapar, em uma das Unidades Locais da Adapar, nos Sindicatos Rurais e, em cidades menores, também nas prefeituras ou nos escritórios de atendimento do município (prefeituras). Também há alternativa do aplicativo Paraná Agro, que pode ser baixado no Google Play ou na Apple Store. Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial, o telefone para contato é (41) 3200-5007. (Foto: Reprodução)