Vestibular x Medo x Ansiedade
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Estudar para o vestibular exige do adolescente determinação, muito estudo, disciplina, dedicação, enfim, deixar de fazer coisas que são típicas da idade para se preparar para buscar a tão sonhada aprovação.
Saber lidar com as cobranças familiares e sociais também é uma tarefa árdua para o candidato. Muitas vezes, devido a toda essa pressão, o jovem passa a sentir medo e ansiedade de forma desproporcional e não consegue se concentrar, se fixar nos estudos.
Quando o candidato faz o vestibular ele leva consigo uma grande responsabilidade, que é a de ter um bom desempenho e ser aprovado no tão sonhado curso. Mas, a tudo isso se somam ainda várias outras interferências: idade, concorrência, medo, ansiedade, preocupação com o futuro, pressão social e familiar, entre outras.
A incerteza e o medo de não ser aprovado podem tomar conta do candidato e deixá-lo mais apreensivo com a prova do que realmente a experiência exigiria. O medo de não ser capaz de fazê-lo, expondo-se à possibilidade do fracasso e da frustração, pode ser um dos fatores a desestabilizar o candidato.
Identificar formas de lidar com a ansiedade, o medo e a frustração, bem como entender que isso faz parte do processo é muito importante para que esses fatoresnão interfiram no desempenho do candidato (a) na hora da realização das provas.
Conseguindo lidar melhor com essas variáveis o candidato passa a entender que tudo isso faz parte do processo para sua aprovação.
O papel do profissional capacitado para orientar o estudante é fundamental para que ele atinja seu objetivo de forma mais rápida e sem tanto sofrimento. (Foto: Reprodução internet)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é formada em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional, especializada em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato: (45) 99912-8788