IDR leva ao campo novidades na área de energias renováveis
Teve início ontem (20) e vai até sexta-feira (24), com programação nas mais diferentes regiões do Estado, a Semana das Energias Renováveis, uma iniciativa do IDR-Paraná com apoio do Banco do Brasil e do BRDE para informar produtores rurais, agroindústrias, empresas integradoras e cooperativas agropecuárias a respeito do RenovaPR, programa de incentivo à geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a fotovoltaica e o biogás.
Em muitos municípios foram montadas tendas onde profissionais dão as orientações técnicas e tiram dúvidas sobre custos e funcionamento dos sistemas de energia solar fotovoltaica. Em Cascavel, Medianeira, Chopinzinho e Cafelândia também estão sendo expostos equipamentos para que os produtores possam conhecer a tecnologia de perto. O ideal é que o produtor interessado em explorar energias renováveis leve sua conta de luz para fazer uma simulação. Desta maneira os técnicos poderão conhecer o consumo da propriedade e, a partir daí, fazer os projetos.
O RenovaPR já soma 2.153 projetos acatados pelo IDR-Paraná, totalizando um investimento de R$ 414.350.460,70. O Governo do Estado também já cadastrou 462 empresas prestadoras de serviços para energia solar e 16 para biogás e biometano.
TARIFA RURAL NOTURNA
Esse esforço na divulgação de novas alternativas de geração de energia é importante porque no dia 31 dezembro próximo termina a vigência da tarifa rural noturna, bem como o prazo para contratação de crédito rural com juro zero para as linhas Plano Safra propiciadas pelo Banco do Agricultor Paranaense.
Além disso, a Lei nº 14.300/2022, chamada "taxação do sol", prevê que quem implantar energia sustentável até 7 de janeiro de 2023 ficará isento da nova taxação até 2045. Da mesma forma, o Decreto nº 9.642/2018 determina que os descontos concedidos à tarifa de energia elétrica rural terminam no final de 2023. (Foto: Divulgação IDR-Paraná)