Saúde alerta sobre cuidados com a gripe com baixas temperaturas
As baixas temperaturas registradas no Paraná demandam cuidados especiais para prevenir contra a gripe. Nesta semana foi confirmada a 49ª morte pela doença no Estado. Desde janeiro deste ano, 365 casos da doença foram confirmados no Paraná, a maioria entre mulheres, responsáveis por 191 ocorrências, ou 52,3% do total. Enetretanto, dos 49 óbitos registrados, 39 (79,6%) foram vítimas masculinas e apenas 10 (20,4%) femininas.
Em relação à faixa etária, 108 dos casos de gripe (29,6% do total) ocorreram entre pessoas com 60 anos ou mais. Em segundo lugar aparecem as crianças menores de 5 anos, com 74 confirmações (20,3%). O maior número de óbitos está entre pessoas acima de 50 anos, com 41 mortes.
O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressalta que o Paraná já registrou casos de influenza em 80 municípios, 20 das 22 Regionais de Saúde do Estado já têm casos da doença. "O vírus está circulando em todo o Paraná. Nenhuma região está livre da influenza. Ainda estamos em pleno inverno, época de maior ocorrência da doença. Não podemos nos descuidar", diz Nardi.
PREVENÇÃO
Entre os principais cuidados que devem ser tomados para diminuir o risco de contaminação pelo vírus da gripe está a higienização correta das mãos. Elas devem ser lavadas frequentemente com água e sabão, sendo recomendável também complementar o processo com a aplicação de álcool em gel após a lavagem. Outro cuidado é higienizar periodicamente com álcool em gel as superfícies que entram em contato com as mãos, como mesas, teclados e maçanetas.
Recomenda-se ainda que as pessoas evitem compartilhar talheres, copos e alimentos e sempre usem lenços descartáveis para cobrir a boca na hora de tossir ou espirrar, além de manter os ambientes ventilados e evitar a aglomeração de pessoas.
CAPACITAÇÃO
Em Cascavel, onde duas mortes por gripe já ocorreram neste ano, a Secretaria de Saúde capacita nesta sexta-feira agentes de combate à endemias e agentes comunitários de saúde no auditório da Prefeitura. Serão duas turmas, uma pela manhã, das 8 às 12 horas, e a outra à tarde, das 13h30 às 17h30.
A capacitação enfoca o tema "Agentes na Saúde Pública" e tem por objetivo reforçar os conceitos de Saúde Única, ampliar os conhecimentos sobre os condicionantes e determinantes ambientais, trabalhando temas como raiva (morcego, cães e gatos), animais peçonhentos, leishmaniose e esporotricose, além de preparar os agentes para a visão do todo nos espaços a serem visitados, capacitando-os para atuarem como orientadores nas situações vivenciadas.