Em visita à Europa, Ratinho Jr é recebido pelo papa Francisco
Em visita à Europa, Ratinho Junior se encontrou nesta quarta-feira (8) na Praça São Pedro, no Vaticano, com o Papa Francisco. O governador estava acompanhado da primeira-dama Luciana Saito Massa, do arcebispo emérito de Maringá, dom Anuar Battisti, e de alguns padres paranaenses.
Aproveitando a mensagem do pontífice na Audiência Geral, que falou da velhice e do respeito aos idosos, Ratinho Junior apresentou ao Papa os programas do Governo do Estado voltados para a terceira idade, além de entregar uma lembrança do Paraná. O governador também deu uma entrevista à Rádio Vaticano (foto) e destacou o apoio de entidades filantrópicas ligadas à Igreja Católica, como as Santas Casas de Misericórdia, no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
"Foi um momento especial poder falar com a Sua Santidade, o Papa, representando meu Estado e todos os paranaenses", afirmou Ratinho Junior. "Tive a oportunidade de apresentar as iniciativas do nosso Estado em prol das pessoas idosas. O Paraná é reconhecido como um estado amigo do idoso, porque a nossa gestão colocou essa população no centro das políticas públicas".
"Além disso, vim trazer minha gratidão às Santas Casas e às instituições filantrópicas de saúde, muitas delas ligadas à Igreja Católica, que há décadas anos prestam um serviço essencial no Estado, mas que foram ainda mais importantes durante a pandemia", disse o governador. "As irmãs, padres, médicos e todos os profissionais de saúde trabalharam incessantemente para que pudéssemos salvar o máximo de vidas possível. O Paraná se destacou no combate à pandemia, graças também ao trabalho conjunto com os hospitais filantrópicos", completou o governador.
O Paraná será o primeiro estado do Brasil a ser contemplado com o selo Amigo da Pessoa Idosa, reconhecimento da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. No Estado, 108 municípios já aderiram à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, criada para promover a integração de políticas públicas para que comunidades e cidades tenham ações e estratégias voltadas à população com mais de 60 anos.
Além disso, a maior parte dos municípios certificados como Cidade Amiga do Idoso, fazendo parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, é do Paraná. A iniciativa conjunta da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e da OMS (Organização Mundial da Saúde) busca incentivar a promoção de ações e políticas públicas para esse público, a participação ativa dos conselhos municipais da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a realização de ações para enfrentamento das vulnerabilidades.
CÂMARA DO COMÉRCIO
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, Ratinho Junior também esteve ontem (7) na Associazione delle Camere Di Commercio Italiane all’Estero, instituição responsável por conectar organizações internacionais com empresas italianas. No encontro, o governador apresentou os potenciais e os números do Paraná na economia, incluindo a atração de R$ 120 bilhões em investimentos privados e o recorde, no ano passado, na geração de empregos, com a abertura de 176 mil postos. (Foto: AENPR)