Quem vai cuidar das praças de pedágio abandonadas no Paraná?
Representantes do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da União vão definir conjuntamente de quem é a responsabilidade pela manutenção das praças de pedágio e outras edificações abandonadas nas rodovias federais do Paraná.
Esse compromisso foi assumido durante audiência de conciliação realizada ontem (7), na Justiça Federal de Curitiba, devido à ação movida pelo Instituto Brasil Transportes. O IBT está cobrando melhorias na segurança e sinalização das praças de pedágio desativadas nas vias federais.
O presidente do IBT, Acir Mezadri, reforça que o Instituto busca uma solução técnica para os problemas de segurança nas praças de pedágio desativadas no Paraná. " Demos um importante passo para resolver esses problemas. Teremos a definição de quem é a responsabilidade pela manutenção das praças e um plano de trabalho definido com as necessidades de praça por praça", disse.
PLANO DE TRABALHO
A audiência virtual determinada pela juíza federal Anne Karina Stipp Amador Costa reuniu por três horas representantes do IBT, Dnit, governo federal e governo do Estado.
Durante as discussões, foi definida a realização de reunião entre técnicos do Dnit e do IBT para analisar em conjunto todos os problemas de sinalização, iluminação e segurança das praças de pedágio e edificações. Desse encontro, já marcado para o dia 21 de junho, deverá sair um plano de trabalho que será apresentado na próxima audiência na Justiça Federal.
Uma nova audiência online ficou marcada para o dia 6 de julho, quando a União e o Dnit deverão se manifestar sobre a definição das responsabilidades e o plano de trabalho será apresentado.
O IBT sustenta que o Dnit não cumpre suas obrigações em relação às estruturas que estão abandonadas e pede por soluções urgentes para evitar acidentes e mortes nas estradas. (Foto: Divulgação)