Série de encontros expande os horizontes do agro paranaense
Produtores rurais do Sudoeste do Paraná participaram do primeiro de dez eventos que vão acontecer em todas as regiões do Estado ao longo do mês de junho. Com o tema "Fortalecendo o campo, expandindo horizontes", a primeira rodada do maior evento de liderança rural promovida pelo Sistema Faep/Senar-PR com apoio do Sebrae, foi realizada em Pato Branco e reuniu 280 pessoas, que participaram de atividades dinâmicas envolvendo diálogo, música e interação. O próximo encontro acontece em Cascavel, nesta quarta-feira (8).
"Queremos mostrar o que é o sistema sindical e o que ele pode fazer para e pelos os associados. Queremos conclamar a cada um dos produtores para que sejam integrantes ativos do sistema sindical, que desempenhem e exercitem a liderança de modo a serem capazes de trabalhar com a nossa classe e defender os nossos interesses. Esses encontros servem para sairmos ainda mais fortes", destacou o presidente da Faep, Agide Meneguette.
O diretor superintendente do Sebrae-PR Vitor Roberto Tioqueta, parabenizou os presentes pelo comprometimento com o futuro. "Precisamos cada vez mais pensar no futuro e só conseguiremos fazer isso se desenvolvermos novos líderes. O que está sendo feito aqui não acontece em nenhum lugar do Brasil ou instituição representativa. A produção nós sabemos fazer, o que necessitamos agora é ter entrosamento entre as pessoas, trabalhar em conjunto para cada vez mais debater e conquistar coisas boas para o agro", reforçou.
Um dos destaques do evento foi a interatividade. Logo no início, uma adaptação da música "Evidências’ levantou a plateia, convocada a interagir com os apresentadores. Em seguida, o palestrante Luciano Salamacha fez uma apresentação, que começou com um apanhado histórico de como surgiu a necessidade de haver liderança entre os seres humanos. "O ser humano evoluiu e percebeu que poderíamos dominar toda a natureza se andássemos juntos. Desde então, sempre estamos buscando nos unir", ensinou.
Salamacha conduziu os participantes a pensarem na inteligência como um salto crucial para o desenvolvimento humano. Ele comparou esse salto histórico com a aplicação da ciência e da coragem dos produtores rurais paranaenses em promoverem grandes mudanças na agricultura e pecuária. O plantio direto e as melhorias genéticas nas criações de animais foram dois exemplos que ilustraram o diferencial paranaense na aplicação de conhecimento em prol do desenvolvimento. "Quando todo mundo dizia que não dava, o Paraná foi lá e fez. Existe algo que é mais do que nossa vontade, é nossa responsabilidade", definiu o palestrante. (Foto: Seab-PR)