Aplicativo vai dinamizar assistência técnica rural
Vinte e quatro colaboradores da área de Fomento Avícola da Coopavel participaram de um workshop inédito que conduzirá setores da cooperativa a novos estágios no seu processo de amadurecimento técnico e profissional. Depois de 20 horas de trabalho intenso, divididos em três encontros, o setor tinha em mãos, além de uma radiografia dos seus principais desafios, o protótipo de um aplicativo que vai dinamizar e dar ainda mais assertividade aos trabalhos da assistência técnica no contato diário com o avicultor.
O setor avícola é o primeiro a participar do Workshop de Geração de Ideias e Oportunidades de Inovação, realizado no Espaço Impulso, no Show Rural Coopavel, devido ao interesse da gerência e dos profissionais de encontrar soluções a situações que inibem integrados e cooperativa de alcançar potenciais que a avicultura pode atingir. Extensionistas e profissionais da área da administração participaram de exercícios sob monitoria dos professores Helio Gomes de Carvalho e Gustavo Gomes de Carvalho, da Academic Ventures, empresa especializada em consultoria contratada pela Coopavel.
O método empregado foi o Design Sprint, que envolve os participantes em uma sequência de etapas que, ao extrair o melhor dos envolvidos, leva a resultados e a conclusões mais efetivas. "O envolvimento e o comprometimento de todos nos deixou otimistas desde o início e o desempenho alcançado, que é surpreendente, mostra o quanto é possível avançar quando há junção das peças e das ferramentas certas", diz o presidente da cooperativa Dilvo Grolli. "O escritório de inovação acompanhou todo o desenvolvimento dos trabalhos e é incrível perceber o avanço que esses profissionais tiveram ao longo do workshop", diz o gerente de Inovação da Coopavel, Kleberson Angelossi.
ENCONTROS
No primeiro dos três encontros, os inscritos tiveram por missão apurar todas as dores que afetam, atrapalham ou retardam os trabalhos do fomento avícola. Eles analisaram questões administrativas, processos de atendimento, manejo e assistência técnica. Integrantes de duas das equipes que participaram do Hackathon do Show Rural Digital, que optaram pela resolução de problemas na área da avicultura, apresentaram dificuldades e respostas encontradas para os desafios que assumiram na competição. Além de compartilhar sua experiência, eles receberam opiniões de especialistas sobre funcionalidade e viabilidade da alternativa eleita.
Quinze demandas foram extraídas do primeiro encontro, e quatro delas priorizadas. Quatro equipes, com seis pessoas cada, passaram então a esmiuçar as questões apresentadas. Depois de mapear, esboçar e decidir sobre o que fazer, cada equipe foi orientada a desenvolver um protótipo capaz de responder à expectativa de solução alimentada pelo grupo. "Nesse processo todo, a nossa equipe percebeu que há um canal poderoso a postos para ajudar a resolver questões importantes do dia a dia de forma inovadora", observa o gerente de Fomento Avícola Eduardo Leffer.
PITCH DAY
No terceiro encontro, os colaboradores apresentaram suas propostas ao Comitê Estratégico de Inovação, formado por líderes e gestores das mais diversas áreas da Coopavel. Outros cinco convidados, que de alguma forma serão impactados pelas respostas sugeridas, também participaram da banca. Os quatro grupos buscaram na inovação tecnológica a chave para decifrar os desafios estudados, e eles tiveram, inclusive, a oportunidade de testar a viabilidade das soluções em entrevistas com pessoas de áreas estratégicas da cooperativa - público interno e externo.
O Comitê escolheu a ideia de criar um aplicativo ao extensionista como a melhor proposta. Ela passa agora ao estágio de desenvolvimento e a expectativa é que se alie em breve ao cotidiano desses profissionais. "Impressionante perceber a qualidade dos trabalhos, com a apresentação até do desenho das funcionalidades das ferramentas. Além de técnicos em suas áreas, esses profissionais agora são gestores com habilidades amplas", segundo o gerente de TI da Coopavel, Rogério Aver. As outras três soluções, a exemplo das outras 11 demandas identificadas na fase inicial, também serão abordadas no tempo certo, segundo Kleberson Angelossi. (Foto: Divulgação)