Ex-presidente Lula é absolvido em processo por obstrução de Justiça
Depois de sucessivas derrotas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve uma vitória ao ser absolvido pelo juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, Ricardo Leite, no processo em que era acusado do crime de obstrução de Justiça, o primeiro da Operação Java Jato em que se tornou réu.
A acusação era de que Lula tinha atrapalhado as investigações ao se envolver na tentativa de compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores da operação.
Segundo a denúncia, Bernardo Cerveró, filho de Cerveró, fez uma gravação em que o ex-senador Delcídio do Amaral prometia ajuda financeira de R$ 50 mil mensais para a família do ex-executivo da Petrobras e honorários de R$ 4 milhões para o advogado Édson Ribeiro, que, até então, comandava a defesa.
O juiz considerou as provas insuficientes e também entendeu que a acusação de obstrução de Justiça estava baseada somente em afirmações de delatores.
Também foram absolvidos nesse processo o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, André Esteves, Édson Ribeiro, José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai. (Foto: Arquivo Google)