Gurgacz defende mais recursos às micros e pequenas empresas
A importância das micros e pequenas empresas para o crescimento econômico do Brasil foi destacada em plenário por Acir Gurgacz na última sessão do Senado antes do início do recesso parlamentar, ontem à noite.
Segundo dados divulgados pelo Sebrae e pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), citados por ele, esses empreendimentos representam 27% do PIB nacional e são responsáveis por pelo menos 60% dos quase 100 milhões de empregos no país.
O índice, ressaltou o cascavelense que é senador por Rondônia, reflete-se também no campo, onde o número de estabelecimentos é de 2 milhões, com 84% relacionados à agricultura familiar. Em Rondônia, dos quase 120 mil estabelecimentos rurais, 102 mil são enquadrados na base familiar, o que equivale a 85% da produção do estado, disse ele.
Já no Paraná, de janeiro a abril de 2018 as micros e pequenas empresas geraram 25 mil empregos, contra 11,7 mil das médias e grandes empresas. Só em abril foram 7 mil e 385 novas vagas geradas pelas MPEs, terceiro maior desempenho do País.
Ainda de acordo com Gurgacz, o setor emprega mais de 250 mil pessoas, correspondendo a 80% da mão de obra do campo, e 74% do valor bruto da produção agropecuária rondoniense. Por este motivo, o parlamentar defendeu investimentos maciços no setor, com ações como políticas de crédito, de incentivos fiscais e mais apoio do governo.
"São as micros e pequenas empresas que resistem às crises cíclicas da economia e que podem ajudar o país a sair de mais esta que estamos atravessando. É disso que temos que tratar, de apoiar os trabalhadores, os empreendedores individuais, as pequenas e médias empresas. É sobre isso que precisamos legislar", apontou. (Foto: Assessoria)