Doutoranda da Unioeste brilha em prêmio nacional sobre piscicultura
Após mais de 13 anos pesquisando sobre o tema, Ana Maria da Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste em Marechal Cândido Rondon, viu o seu esforço render belos frutos.
Foram conquistados por ela os troféus de primeiro lugar com a pesquisa sobre enlatados de peixe de água doce (categoria Beneficiamento e Produto Final) e de terceiro lugar com o sorvete de tilápia (categoria Academia) no Aquishow, maior evento da aquicultura nacional que reúne todos os elos da cadeia produtiva de peixes com o objetivo de aperfeiçoar práticas de produção e desenvolvimento.
"Estes prêmios consagram uma longa jornada de dedicação e pesquisa minha e dos meus colegas e professores, desde a graduação, e agora vão se consolidando com a minha tese de doutorado e a solicitação da patente dos produtos, para os quais já estamos pensando em licenciar para empresas interessadas, para que estes produtos possam ser produzidos comercialmente e gerar empregos e renda na cadeia produtiva da aquicultura", comemorou Ana Maria.
Para o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, o feito é um justo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela doutoranda. "A Ana Maria tem um esforço grande no desenvolvimento disso, que essa premiação dá ainda mais força para continuar", afirmou, ressaltando que isso também ajuda as pessoas a entenderem que o principal papel da universidade é fomentar justamente a pesquisa.
Já segundo o orientador da Ana Maria, professor Arlindo Fabricio Correia, "ter pesquisa indicada para premiação em um evento que destaca o segmento da aquicultura no Brasil é muito especial para a universidade, incentiva ainda mais as atividades de inovação no ambiente acadêmico e demonstra a capacidade dos programas de pós-graduação em integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão". (Foto: Divulgação)