Consórcio é autorizado a iniciar revitalização da Ponte de Guaíra
Vai começar mais uma obra de grande importância para o Oeste paranaense com o financiamento da Itaipu. Virá da binacional a maior parte dos R$ 18,2 milhões que serão investidos na revitalização da Ponte de Guaíra, por onde passam atualmente cerca de 3,5 milhões de veículos por ano, três vezes e mais que o tráfego que era registrado por ocasião da inauguração, em 1997.
"É uma estrutura muito importante para o Brasil, porque liga o Paraná, Mato Grosso do Sul e facilita o acesso ao Paraguai", afirmou o governador Ratinho Junior ao assinar, nesta sexta-feira (27), a ordem de serviço para o início das obras, que deverão ficar prontas em 18 meses.
Com 3,6 quilômetros de extensão, a ponte liga Guaíra (PR) a Mundo Novo (MS) e facilita o acesso a Salto del Guayrá, no Paraguai. "A revitalização é de fundamental importância. A ponte precisa ser reestruturada em razão da carga que vem recebendo", destacou o prefeito guairense Heraldo Trento.
Estão previstas a restauração, recuperação, reforço estrutural da ponte e iluminação pública com luminárias LED, além da construção de um novo pavimento de concreto na rodovia de acesso à ponte no lado paranaense, com 1,1 quilômetro de extensão. A execução será do Consórcio Ponte Ayrton Senna, vencedor da licitação realizada pelo DER-PR, órgão do Governo do Estado responsável para administração da obra.
PRESENÇAS
Também participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza; o assessor especial da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu Binacional, Luiz Carlos Faria Vieira; o deputado federal Sandro Alex; o líder do governo na Assembleia Legislativa, Marcel Micheletto; os deputados estaduais Elio Rusch, Delegado Fernando Martins e Márcio Nunes; o vice-prefeito de Guaíra, Gileade Osti; prefeitos e vereadores da região da Amop e oficiais do Exército. (Foto: José Fernando Ogura/AENPR)