Avança a titulação das áreas das fazendas Varginhas e Agroibema
Impasse de décadas envolvendo a titulação de terras de aproximadamente 100 famílias de Cascavel, Catanduvas, Ibema e Campo Bonito teve um importante avanço nesta terça-feira (24), quando foi apresentado, em Curitiba, o programa de reassentamento das áreas das antigas fazendas Varguinhas I e II e Agroibema.
"Estivemos com o presidente da Copel, Daniel Pimentel, e com o também com o diretor Adriano Fedalto, que confirmaram que até o fim do ano estará concluída a titulação das fazendas Varguinhas I e II e ano que vem, da Fazenda Agroibema. Estamos destravando um impasse de 30 anos", comemorou Gugu Bueno, na saída do encontro.
O prefeito de Campo, Mário Weber, também participou da reunião e saiu confiante e com dúvidas esclarecidas sobre informações distorcidas que circulavam na região. "O que nos foi dito leva confiança enorme para os nossos produtores e moradores que estão naquela angústia de ter a sua titulação e escritura na mão. Hoje a gente pode levar a eles que no mais tardar até o ano que vem estarão com a escritura em mãos todos os proprietários assentados", afirmou Mario.
O prefeito de Catanduvas, Professor Moisés, também destacou a importância da reunião. "Estamos muito felizes e compartilhando com nossos amigos, com as pessoas que poderemos estar entregando títulos as pessoas que estão ansiosas para recebê-los", disse.
Na lista dos próximos passos para a fazenda Agroibema estão o registro da escritura de desapropriação em nome da Copel, o desmembramento da matrícula, por município, e o registro da escritura de dação em pagamento em favor dos reassentados. A previsão é que o início da entrega dos documentos ocorra até o fim de 2023.
E no caso das fazendas Varguinhas I e II, os próximos passos serão o registro em nome do reassentados, o desmembramento do loteamento e uma rerratificação das escrituras de dação em pagamento. A previsão de início da entrega das escrituras da Varguinhas I é o fim de 2022 e da Varguinhas II, ainda para o primeiro semestre de 2023.
Também participaram da reunião a prefeita de Ibema, Viviane Comiran, e o presidente da Cohavel, Vinícius Boza. (Foto: Divulgação)