Sondando o terreno
Ainda não saiu no Diário Oficial a nomeação de Juarez Berté como novo coordenador regional do Governo do Estado em Cascavel, assinada ontem pela governadora Cida Borghetti. Por via das dúvidas, ele esteve hoje no órgão, que funciona em uma sala cedida pela Unioeste, para começar a tomar pé da situação, que irá esmiuçar em uma conversa com o ex-coordenador Eliezer Fontana ainda nesta semana. Berté, que não pôde ir para a Ferroeste por impedimento legal já que é presidente do DEM, teve seu nome aprovado para a coordenação por diferentes representantes políticos de Cascavel e região, e deverá permanecer na função até 31 de dezembro deste ano, já que em 1º de janeiro de 2019 haverá a troca de governo.
Eliezer
Eliezer Fontana, por sua vez, já definiu o que fará de agora em diante. Irá ajudar na coordenação das campanhas de Beto Richa ao Senado, Valdir Rossoni à Câmara dos Deputados e André Bueno à Assembleia Legislativa. "Não poderia virar as costas para quem me ajudou quando eu precisei", justificou ele.
Apologia...
A imprensa aliada e amiga fez hoje uma defesa apaixonada da decisão de Cida Borghetti de retirar da Assembleia o projeto concedendo 1% de reajuste ao funcionalismo público estadual, mas sem mensurar o desgaste político da decisão apontado ontem por esta coluna.
... e insatisfação
A verdade é que isso desgostou inclusive aliados na Assembleia Legislativa. Até mesmo ao presidente Ademar Traiano, para quem a atitude de Cida - que classificou como irresponsáveis os 31 deputados que apresentaram emenda elevando o índice para 2,76% - foi "um tanto quanto precipitada".
Contrataque
Já o deputado Ussein Bakri foi mais duro com a governadora. "Irresponsável é quem manda proposta em regime de urgência e no outro dia tira; irresponsável é quem toma uma decisão e no dia seguinte o marido manda fazer diferente", disse ele.
Recesso
Por falar na Assembleia Legislativa, hoje aconteceu a última sessão do primeiro semestre. Os deputados voltam a se reunir agora apenas em 1º de agosto, tendo como principal assunto a tratar no restante do ano o Orçamento do Estado.
Persistência
Frente Brasil Popular e Via Campesina anunciaram hoje uma marcha a Brasília no dia 15 de agosto para cobrar o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Prometem levar 5.000 manifestantes e bloquear os principais acessos à capital federal. "Lula livre, o povo decide" foi o slogan escolhido para o ato.
Fake news
Ao todo, 28 partidos já assinaram acordo de colaboração com o TSE pelo qual se comprometem em não usar notícias falsas durante a campanha eleitoral. Os únicos que ainda não assinaram são PCO, PMB, PT, PRTB, PSTU, PTC e Podemos.
* Pílulas
* Vai até 30 deste mês o prazo para que Oscips interessadas em participar do projeto de ensino em tempo integral em Cascavel apresentem suas propostas. * O chamamento público é para contratação de organizações que ofertem atividades de dança, artes visuais e cênicas, musicalização, ginástica e artes marciais. * Santa Helena está de luto pela morte do ex-secretário municipal de Esportes, Roque João Samiotto, que estava fazendo tratamento contra o câncer em Cascavel. * O prefeito Chico Brasileiro regulamenta hoje à noite a lei que pune atos de homofobia em Foz do Iguaçu. Detalhe: ela foi aprovada ainda em 2002, mas mantida na gaveta desde então. * Por conta do recesso parlamentar, a CPI que investiga a obra do Hospital Regional de Toledo adiou de 25 deste mês para 8 de agosto as próximas oitivas. * A açodada Gleisi Hoffmann se deu mal mais uma vez ao fazer um inflamado discurso da tribuna do Senado para dizer que Sérgio Moro estava no domingo de férias em Portugal. * Foi desmentida pela conceituada jornalista Roseli Abrão, que noticiou em seu blog que Moro foi visto nesse mesmo dia passeando com seu cachorrinho no bairro onde mora, em Curitiba.