Transpoeste trouxe as principais inovações do setor de transporte
Em sua segunda edição, iniciada na quarta-feira (19) e que chega ao fim hoje (20), a Transpoeste conseguiu reunir mais de 20 marcas expositoras que trouxeram soluções inteligentes e inovadoras para todo o setor do transporte de cargas. Essas empresas realizam um trabalho fundamental para o segmento para o Brasil todo.
Ao todo, o evento conta com a participação de 20 expositores. São eles: Apoiar, Autotrac, DAF Barigui, Engerisco, Escope, Facchini Rodocame, Guerra, Iveco, Mercedes Benz, Nórdica Volvo, Personal Card, Rodofort Guerra, Scania Cotrasa, Semarc, Target Bank, Transpocred, Truck Pag, Trucks Control, Uniban, Vitana e Volkswagen.
Cada uma das marcas trouxe uma contribuição única para a feira e colaborou, à sua maneira, para o grande sucesso que está sendo o evento. Reunindo as principais empresas e integrantes do transporte em um só local, a Transpoeste possibilita o contato com as maiores novidades e tendências do mercado.
Entre as inovações apresentadas no evento está a implementação de painéis solares nas frotas. Embora sua aplicação seja mais conhecida em residências, comércios e indústrias, o produto também é um ótimo recurso para ser incorporado no transporte. Por isso, a Escope apresentou no evento os grandes benefícios de sua aplicação no setor.
"O painel solar, voltado para caminhões, é uma novidade no mercado. Esse produto chegou para nós no ano passado e são poucas as unidades que existem no Brasil. Ele vem para aumentar a vida útil da bateria do caminhão e melhorar também o desempenho do combustível, um dos insumos mais caros para quem trabalha nesse segmento", explicou a CEO da empresa, Kellen Gozdzink.
A empresária destacou que os painéis, além de sustentáveis, são soluções economicamente viáveis para os transportadores. "O valor do investimento não é alto, é baixo. O painel solar geralmente se paga em três anos e é um produto que tem uma durabilidade de vinte e cinco a trinta anos", ressaltou.
"É mais uma questão de consciência do empresário e de conscientização sobre a importância do produto. Trouxemos o painel para viabilizar o negócio e mostrar para as pessoas que, além de ser sustentável, é um investimento muito inteligente e assertivo", completou Gozdzink.
Outra grande inovação apresentada foi o novo modelo de caminhão a gás. A Scania também aliou eficiência e sustentabilidade ao trazer um exemplar que promete ser uma das principais tendências do segmento.
"A Scania Cotrasa lançou esse caminhão a gás pensando no meio ambiente. É um caminhão que tem uma redução de dióxido de carbono (CO2) em torno de 15% em comparação a um caminhão a diesel", afirmou o técnico Ricardo Ragasson.
Ele enfatizou que a empresa se dedica a implementar práticas de sustentabilidade em suas ações e produtos. "A Scania pensa muito em eficiência energética, redução de consumo de combustível e no treinamento aos motoristas para a redução da alta taxa de emissão de gases. É uma política muito forte, por parte da Scania em toda a sua rede", acrescentou.
Além disso, a DAF Barigui trouxe para esta edição um modelo especial que contém o selo da Transpoeste. O modelo acabou virando uma das grandes atrações do evento. (Foto: Divulgação)