Rede unificará pesquisas para garantir sanidade das lavouras
A Mercosoja 2022, realizada nesta semana em Foz do Iguaçu, foi marcada pelo lançamento da Rede Fitossanidade Tropical, que vai reunir os centros de pesquisa públicos e privados do Brasil inteiro que desenvolvem pesquisas sobre pragas, doenças e plantas daninhas nas culturas de soja, milho, algodão, feijão e trigo.
A ideia é consolidar 20 anos de experiências em pesquisas colaborativas, fortalecendo a integração entre projetos, pesquisadores e especialidades e possibilitando a abertura e aceleração de frentes inovadoras de investigação científica com o propósito de contribuir para o sucesso de agricultores e empresas do agronegócio na superação de problemas fitossanitários.
"A rede é o amadurecimento de diversas iniciativas espalhadas pelo Brasil", avalia o pesquisador Adriano de Paiva Custódio, que representará o IDR-Paraná nesse projeto. "Como são trabalhos de características semelhantes, o objetivo é fortalecer as cooperações já existentes e formar uma base para a criação de futuras redes de parcerias", ressalta.
Com atuação na área de fitopatologia, entomologia e herbologia, a rede reunirá 34 centros públicos e privados de pesquisa e diversos apoiadores do setor produtivo, fomento e indústria. (Foto: Divulgação IDR-Paraná)