Saiba o que é fato e o que é fake sobre a onda de frio
Muito provavelmente você já recebeu pelas redes sociais ou apps de mensagens notícias pra lá de exageradas sobre a onda de frio que se abateu sobre o Brasil e fez as temperaturas despencarem, sobretudo na região Sul.
Por causa disso, o Ministério da Agricultura e do Abastecimento postou em seu site um esclarecimento para tranquilizar sobretudo os produtores rurais e garantindo que, ao contrário do que dizem por aí, não se trata da "onda de frio mais intensa do século", nem da "maior onda de frio dos últimos 100 anos" e muito menos "o maior frio da sua vida", ao contrário de notícias que andam circulando.
Segundo o Inmet, é uma massa de ar atípica pelo seu posicionamento e dimensão, mas não pela sua intensidade, os ventos podem superar os 100 km/h no litoral do Rio Grande do Sul, há possibilidade de ciclone subtropical na costa da região Sul, podem ocorrer novos episódios de chuva congelada e de neve e geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas e Goiás.
O QUE É VERDADE
De acordo com o texto, não existe o termo erupção polar histórica, não é a maior onda de frio dos últimos 100 anos, as temperaturas não vão chegar a -10ºC, não está nem perto da maior onda de frio da sua vida e não há chance alguma de neve em Goiás, no Distrito Federal e demais regiões centrais do Brasil.
Vale lembrar que quando se trata do tempo e do clima, um simples acesso no site de qualquer sistema meteorológico já é suficiente para confirmar ou não uma informação.
O IDR-Paraná oferece o serviço Alerta Geada por meio de diversos canais, pelas redes sociais oficiais e pelo Disque Geada (43) 3391-4500. Por ele o produtor pode tirar suas dúvidas e saber com a devida antecedência se precisa tomar algumas medidas preventivas e quais são elas. (Foto: Valdelino Pontes/AENPR)