Síndrome de burnout: o trabalho que adoece
Elis Gislaine Marques
A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho. Essa condição também é chamada de "síndrome do esgotamento profissional" e afeta quase todas as esferas da vida de um indivíduo.
Ela é o resultado direto do acúmulo excessivo de estresse, tensão emocional e trabalho, e é bastante comum em profissionais que trabalham sob pressão constante, como médicos, jornalistas, professores, policiais etc...
Toda essa pressão, ansiedade e nervosismo resultam em uma depressão profunda, que precisa de acompanhamento médico e psicológico constante.
A tendência é que a síndrome de burnout se torne cada vez mais comum, e o diagnóstico é realizado por meio de uma consulta com um(a) médico(a) ou psicólogo(a).
A síndrome se manifesta com sofrimentos psicológicos e também problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo, tontura, estresse, indisposição, medo, alteração do apetite, dificuldade de concentração, insônia, sentimento de incapacidade, isolamento, dores musculares, pressão alta etc...
Muitas pessoas não buscam ajuda médica ou psicológica por não saberem ou não conseguirem identificar a causa desses sintomas e, muitas vezes, acabam negligenciando a situação sem saber que algo mais sério pode estar acontecendo.
O tratamento é feito muitas vezes só com psicoterapia, mas se o profissional achar necessário deve encaminhar o paciente a um psiquiatra para fazer uso de medicações, se assim for necessário.
A síndrome de burnout poderia ser prevenida se as empresas buscassem mais estratégias capazes de diminuir o estresse e a pressão no trabalho.
O profissional mais indicado para isso é o psicólogo, pois este possui conhecimentos e ferramentas que podem muito bem prevenir esse esgotamento profissional, ajudando a empresa a evitar que seus colaboradores caiam de produtividade, adoeçam e se ausentem do trabalho.
"Manter a saúde e o bem-estar deve ser uma prioridade para trabalhadores e empregadores" - autor desconhecido.
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é formada em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional, especializada em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato: (45) 99912-8788