Empreendedor Rural agora é programa para a família toda
Após dois anos com atividades bem restritas por conta da pandemia, o PER (Programa Empreendedor Rual) do Paraná, que já está em sua 19ª edição, será desenvolvido em 2022 de forma bastante reformulada e mais interativa.
A reformulação manteve o objetivo principal do programa: fazer com que o aluno amplie a visão sobre a propriedade e o negócio, tornando-se um empresário-empreendedor. Em outras palavras, ajudar o produtor a transformar sua propriedade em um negócio.
Para isso, ao longo do PER o participante trilha um percurso de aprendizagem, desenvolvendo um projeto que possa ser implantado na prática, de olho na realidade que encontra no campo. A grande novidade é que o programa agora também foca na família do produtor, que passa a ser envolvida desde o início. Neste contexto, a iniciativa se desenvolve a partir do conceito "empresa-família", trabalhando três dimensões: família, negócio e patrimônio.
"O PER convida o participante a pensar não só um projeto para a propriedade em si, mas a promover um resgate da família. A ideia é que o desenvolvimento da propriedade seja estabelecido em conjunto com os familiares, não algo imposto pelo participante", explica Vanessa Reinhart, técnica do Sistema Faep/Senar-PR.
Iniciada em 2019, a atualização do PER partiu de avaliações de especialistas, instrutores e participantes de todo o País, que identificaram que a principal causa que levava projetos de alunos a não serem implantados estava relacionada a dificuldades no relacionamento deles com os familiares.
O novo modelo começou a ser testado já em 2019, com dez turmas-piloto, e no ano passado o Senar-PR selecionou, via edital, 21 novos instrutores, que foram treinados para atuar no programa já remodelado. Em 2021, seguindo todos os protocolos sanitários, 408 alunos, divididos em 38 turmas, frequentaram o PER. (Foto: Divulgação CNA)