Toledo projeta futuro inspirado nos bons de exemplos de Maringá
A busca de subsídios para a identificação de caminhos que tornem ainda mais proativas as ações do colegiado em apoio aos projetos de desenvolvimento do município esteve entre os objetivos da visita técnica realizada a Maringá por integrantes do Comdet (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo), nesta semana.
Integraram a comitiva os empresários Mário Lopes Neto, presidente do Comdet e tesoureiro da Acit; Rafael Hirata e Michel Becker, dos conselhos das duas entidades; e Diego Bonaldo, secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico. A agenda incluiu reuniões com dirigentes do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), com o vice-prefeito Edson Scabora e outros representantes da administração municipal maringaense, com o propósito de entender o relacionamento entre o Codem e o Executivo. As lideranças empresariais toledanas também visitaram a Associação Comercial e Empresarial de Maringá e almoçaram com Sílvio Barros, ex-prefeito de Maringá e ex-secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Urbano.
Segundo Mário Lopes Neto, que é arquiteto, "o estreitamento de relações é o que buscamos em Toledo, tendo como pano de fundo a perspectiva de formatação de uma agenda para os próximos dez ou vinte anos, identificando as vocações do município e, a partir daí, os caminhos que a gente pode tomar no sentido de uma contribuição efetiva", destacou Mário Lopes Neto.
"A partir de bons exemplos como o de Maringá, a gente pretende estruturar o Comdet para seja também demandado pelos poderes públicos de Toledo, podendo assim auxiliar no desenvolvimento de projetos, ideias e soluções", disse Miguel Hirata.
Michel Becker avaliou como de muito proveitosos os encontros, salientando o excelente conceito do conselho maringaense. "É um conselho bem atuante, constituído nos anos de 1990 e que propicia muitos subsídios ao Poder Executivo na proposição de boas práticas na gestão pública", comentou. "Com um conselho bem estruturado, é possível uma atuação mais incisiva no auxílio aos poderes públicos para que o município obtenha cada vez mais avanços nos indicadores econômicos, de desenvolvimento urbano e, sobretudo, de desenvolvimento humano", completou. (Foto: Divulgação)