Cascavel compartilha suas boas práticas com dezenas de cidades
Gestores e técnicos de 50 municípios do Paraná participam nesta sexta-feira (6), durante o dia todo, em Cascavel, do II Encontro de Gestores da Assistência Social. Cerca de 170 pessoas vieram da região toda os programas da área que vêm dando certo na Capital do Oeste.
"A rede de assistência tem que ter uma sintonia, porque muitas vezes recebemos pessoas de outras cidades, ou gente daqui que vai para outras cidades. O que queremos é ter no Estado do Paraná um programa de assistência social criado pelos municípios", disse o prefeito Leonaldo Paranhos em discurso aos participantes.
O secretário cascavelense de Assistência Social, Hudson Moreschi Junior, também destacou a importância do encontro, lembrou que os municípios possuem realidades diferentes entre si e ressaltou que essa troca de experiências é fundamental para definir quais as melhores formas de intervenção técnica nas políticas públicas. "Ao mesmo tempo em que estamos apresentando, estamos ouvido os convidados e, também, sabendo das experiências de outros municípios", afirmou.
A secretaria nacional da Primeira Infância, Luciana Siqueira de Miranda, disse que o Brasil tem muitas experiências boas para serem compartilhadas dentro da política de assistência social. "O Sistema Único de Assistência Social é uma política muito bem estruturada. Os profissionais do Suas fazem a diferença no território brasileiro. Se a gente quer mudar alguma estatística, temos que começar na primeira infância", declarou ela.
Já a deputada Leandre Dal Ponte lembrou que Cascavel é a única cidade do Estado que participa do programa Urban 95, da Fundação Bernard van Leer, que tem sede na Holanda e usa critérios rigorosos para escolher municípios onde pretende fazer seus investimentos voltados à primeira infância. "Acredito que [os participantes] sairão daqui com as forças renovadas, cheio de esperanças para que a gente possa lutar cada vez mais para ter uma cidade melhor, onde todos tenham oportunidades e sejam cidades melhores", enfatizou.
A manhã foi dedicada a palestras e a tarde está destinada ao cumprimento de um roteiro de visitas para conhecer in loco os principais programas da assistência social na cidade, como Cidade do Idoso, Cras, CCI, Centro Pop, Eureca, Família Acolhedora, Centro da Juventude, Residência Inclusiva e Abrigo de Mulheres. (Foto: Secom/PMC)