Falta de atualização do rebanho é prejuízo certo para o produtor
O prazo para atualização dos rebanhos de todas as espécies de animais existentes nas propriedades rurais (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas e bicho da seda) começa a contar neste domingo (1º) e vai até 30 de junho próximo.
Os produtores que descumprirem essa exigência legal ficarão sujeitos a multa e impedidos de obter a GTA (Guia de Trânsito Animal), indispensável para a movimentação dos animais até os frigoríficos, por exemplo.
A atualização do cadastro poderá ser feita no sistema online pelo site da Adapar e também presencialmente em uma das unidades locais da Adapar, sindicatos rurais ou escritório de atendimento. O acesso ao sistema também está disponível de forma direta por meio deste LINK.
Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial (correção de e-mail, etc), o telefone para contato é (41) 3200-5007.
O preenchimento desse cadastro é uma imposição da Organização Mundial de Saúde Animal, que em maio do ano passado reconheceu o Paraná Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.
CAMPANHA
Para comentar a campanha e apresentar maiores detalhes, o Seagri (Sistema Estadual de Agricultura) promove uma webinar nesta segunda-feira (2), às 17 horas, com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; do presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins; do presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza; do presidente da Faep, Ágide Meneguette; do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti; e do presidente da Fetaep, Marcos Junior Brambilla.
O evento poderá ser acompanhado pelo Canal YouTube da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. (Foto: Mercoagro/Divulgação)