Deral projeta colheita recorde de 16 milhões de toneladas de milho
Depois da tempestade, a bonança: estimativa do Deral (Departamento de Economia Rural) para a segunda safra 2021/22 de milho aponta que o Paraná deverá colher 16 milhões de toneladas, um montante recorde. Isso deverá compensar a baixa nos preços do produto.
Nesse cálculo já estão incluídas as perdas provocadas pela intensa chuva de granizo de semana passada e que estão estimadas em 22 mil hectares de milho, 9 mil deles apenas no pequeno município de Maripá.
"Perda sempre é perda e lastimamos porque era uma safra para tentar refazer a vida depois do prejuízo grandioso com a perda de soja na safra primavera/verão, mas no contexto geral teremos uma produção agrícola sem grandes traumas", analisa o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara.
No Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 22 a 28 de abril, o Deral apresenta estimativas para as principais culturas e trata também da pecuária de corte, salientando a manutenção da trajetória de queda no preço da arroba bovina paga ao produtor. O documento também registra um crescimento de 31,1% no faturamento com as exportações brasileiras de carne de frango no primeiro trimestre de 2022. (Foto: Gilson Abreu/AENPR)