Modelo de compras públicas de Cascavel é mostrado em Brasília
As experiências do sistema de Compras Unificadas, implantado em Cascavel e que vem gerando importante economia aos cofres públicos, foram apresentadas ontem (26), em Brasília, no estande do InovaJuntos, um evento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e que integra a Marcha dos Prefeitos.
Os secretários Edson Zorek (Finanças) e Vanilse da Silva Pohl (Planejamento e Gestão) e a gerente de captação e coordenadora do projeto, Susana Souza, mostraram como funciona a padronização do processo de compra para todas as secretarias, que garante economia, eficiência, celeridade e transparência, dentre outras vantagens.
O novo modelo de aquisição de materiais de uso comum da administração foi adotado em junho de 2017 e já alcançou uma economia que, em determinados casos, se aproximou dos 50% por possibilitar a participação de um maior número de concorrentes, inclusive micro e pequenas empresas.
"Não somos obrigados a comprar todo o quantitativo licitado, mas temos de ter um registro de preços pronto porque não podemos comprar nada sem licitação. Vencido o prazo de um ano, caso não tenha sido adquirido o total previsto, uma nova licitação é feita, porque nossos estoques são para no máximo três meses. Isso evita também a necessidade de grandes almoxarifados", detalhou Edson Zorek. (Foto: Secom/PMC)