Programa Herdeiros do Campo chega aos associados da Copacol
Lançado em 2016 e um dos destaques do catálogo do Senar-PR, o programa Herdeiros do Campo está sendo levado ao quadro associativo da Copacol, de Cafelândia, com programação efetiva a partir de maio próximo. E o primeiro passo foi um treinamento para mais de 80 técnicos de campo das cadeias de aves, suínos, peixes, bovinos de leite e grãos, para que eles pudessem compreender o formato e as características da capacitação e, posteriormente, fazer a sensibilização dos cooperados.
"É um fator bastante importante quando a gente olha para dentro das propriedades, porque é um assunto que toda família rural, mais cedo ou mais tarde, vai ter que enfrentar. A forma como a sucessão é discutida reflete na contabilidade da própria família e da cooperativa", ressalta a assessora de cooperativismo da Copacol, Elizete Lunelli Dal Molin.
A apresentação da grade do programa aos técnicos foi feito por Antônio Poloni, consultor do Sistema Faep/Senar-PR. "Os produtores cooperados têm a necessidade de trabalhar o planejamento da propriedade, que, no Herdeiros do Campo, é permeado pelo tema da sucessão familiar. O programa quebra esse tabu, garantindo segurança e longevidade aos sistemas de gestão e integração", afirma Poloni.
Um dos diferenciais do Herdeiros do Campo é o fato de os participantes iniciarem, na prática, a construção de um plano sucessório de sua empresa rural a partir de atividades, interação e análise de situações. Além disso, cada família participante conta com um momento para orientações direcionadas ao seu negócio. Dessa forma, o programa dá o suporte ao planejamento futuro da propriedade, ajudando os familiares a tomarem decisões embasadas.
O curso possui carga-horária de 46 horas-aula e nele os participantes têm a oportunidade de conhecer e vivenciar temas diretamente relacionados ao processo de sucessão familiar. (Foto: Divulgação)