Ouvidoria da Saúde reduz em 500% tempo médio de resposta
Com o advento da pandemia, a Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná bateu novamente o recorde de atendimento aos usuários do SUS em 2021, chegando a 78.677 manifestações, com resposta em sete dias, em média. Isso representa aumento de mais de 160% em relação a 2018, ano em que foram registrados 30.329 atendimentos, com tempo médio de resposta de 38 dias; e de 110% em relação a 2019, quando houve 37.479 manifestações, com 30 dias para a resposta. Em 2020 foram 48.115 atendimentos - o tempo de resposta caiu pela metade, ficando em 15 dias. Os números são da Celepar.
Em 2022, desde o início do ano até a primeira semana de abril, a Celepar contabilizou 18.676 manifestações e cinco dias para a resposta. “Os dados apresentados mostram que a Ouvidoria da Saúde atendeu mais do que o dobro das manifestações e reduziu em cinco vezes o tempo médio de resposta”, diz o secretário estadual da Saúde, César Neves. “Esse é um dado importantíssimo, pois por meio desta troca de informações com a população é possível aprimorar os serviços de saúde em todo Estado do Paraná”, afirma.
O serviço do Sistema Único de Saúde tem como objetivo ser a ponte entre o usuário SUS e a gestão pública da saúde. No Paraná são mais de 500 ouvidores distribuídos pelos 399 municípios. Todo cidadão usuário do SUS pode participar com elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias.
E um dos maiores destaques deste setor foi com o Centro Avançado de Informações, direcionado ao combate da desinformação e fake news sobre o novo coronavírus. A equipe reforçada por alunos bolsistas e servidores garantiu a orientação e esclarecimentos a quase 34 mil pessoas somente sobre os assuntos relacionados à Covid-19.
Todo cidadão pode registrar manifestação na Ouvidora Geral do SUS no Paraná. Para isso, pode utilizar o whatsapp (41) 3330-4414, ligar para 0800 644 44 14 ou 155 e, ainda, acessar o site da Ouvidoria. (Foto: Albari Rosa/Sesa)