Seu Walter: 100 anos de idade e 84 anos no mesmo emprego
Uma festa com direito a bolo, chope e música acontece nesta terça-feira (19), na cidade catarinense de Brusque, para celebrar os 100 anos de vida de Walter Orthmann. De hábitos simples, mas ativo como nenhum outro homem que se conheça, ele ganhou fama internacional ao ter seu nome inscrito no Guiness Book como o funcionário mais antigo do mundo.
Já se passaram nada menos que 84 anos desde que ele, aos 15, começou a trabalhar como auxiliar de expedição na RenauxView, uma empresa de tecidos e na qual há muito é um vendedor muito atuante. Quando ele foi contratado não existia nem a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que viria a ser criada apenas cinco anos mais tarde.
"Hoje em dia tudo é mais rápido. Antigamente, precisava de muito tempo para resolver as coisas. Agora, em dois minutos se resolve tudo", afirmou ele em recente entrevista. "Precisa manter a cabeça boa, a mente em dia. E é assim que eu consigo, trabalhando", completou.
Seu Walter começou a trabalhar na roça aos 12 anos, plantando aipim, e para frequentar a escola precisava andar, todos os dias, cerca de 5 km. Hoje em dia, mesmo centenário, ele dirige o próprio carro para ir e voltar do trabalho.
Perguntado sobre os segredos de tanta vitalidade, não faz rodeios e vai logo dando alguns conselhos: "Não fique nervoso, faça tudo rindo. Faça só o que gosta de fazer. Eu gosto de trabalhar aqui na empresa, gostava de viajar (a trabalho), e assim você nem sente o tempo passar. Não tenha inimigos. Peça desculpas. Viva tranquilo. A vida é só uma passagem aqui na Terra, aproveite, faça o que você quiser". (Foto: Divulgação)