Educar é trabalhoso, mas necessário
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Ensinar a criança a se autocontrolar e melhorar seu comportamento significa dar limites, o mesmo que disciplinar seu filho. A criança tem que entender que amor e disciplina são fundamentais e ela precisa aceitar isso.
Amar também é disciplinar, porque quando os pais fazem isso é porque querem que os filhos se tornem adultos responsáveis e competentes. Só não se pode confundir disciplina com maus tratos.
Ser pai ou mãe eficaz requer amor, conhecimento, esforço, tempo e ser exemplo para criança, já que pai e mãe são referências ímpares para os filhos.
Veja a seguir três regras simples, mas eficazes, para educar as crianças:
- Recompensar o bom comportamento (fazer isso rápido e frequentemente);
- Não recompensar nem justificar maus comportamentos (a criança tem personalidade forte, está com sono...)
- Castigar alguns comportamentos (mas apenas com castigos brandos, como não vai assistir o desenho, não vai andar de bicicleta, vai ficar no cantinho refletindo...)
Os pais ou cuidadores sempre devem concordar sobre quais comportamentos são desejáveis e quais são indesejáveis para a criança.
Exemplo: um fala para não pode comer doce antes do almoço e o outro fala
comer só um pedacinho não vai tirar o apetite da criança. Isso pode fazer com que a criança fique confusa sobre o que é esperado dela e, como resultado, comportar-se mal.
Quando for conversar com a criança, procure não gritar nem falar de longe ou de costas.
- Chegue perto da criança
- Mantenha uma expressão facial séria
- Diga o nome da criança
- Olhe nos seus olhos e mantenha contato visual
- Use o tom de voz firme
- De um comando simples, claro e direto
- “Sustente"seu comando.
(Clarck, L.)
“Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as vontades. Educar é trabalhoso"- Içami Tiba. (Foto: Reprodução Youtube)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é formada em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional, especializada em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato: (45) 99912-8788