Raça genuinamente paranaense conquista adeptos no Brasil todo
“Não demora e será uma das raças mais comercializadas no País”, prevê o pecuarista cascavelense Piotre Laginski ao falar do sucesso que está sendo alcançado pela raça de bovinos Purunã, uma das grandes atrações da ExpoLondrina, que vai de hoje (1º) até dia 10.
Integrante da diretoria da ABCP (Associação Brasileira de Criadores da Raça Purunã), Lagiski relata que o interesse de criadores por essa raça genuinamente paranaense vem tendo "um crescimento extraordinário”, principalmente em estados do Norte e Nordeste.
José Luiz Moletta, pesquisador do IDR-Paraná, explica que a Purunã conjuga as qualidades de cada uma das raças utilizadas em sua formação: a Charolês contribuiu com ganho de peso rápido, rendimento de carcaça e elevado porcentual de carnes nobres; a Angus conferiu precocidade, tamanho adulto moderado e temperamento dócil, além da carne macia e de bom marmoreio; a Caracu e a Canchim transmitiram rusticidade, tolerância ao calor e resistência aos parasitas.
Moletta acrescenta que essa raça, desenvolvida a partir de 1980 pelo antigo Iapar e reconhecida em 2016 pelo Ministério da Agricultura, é apropriada a uma ampla gama de criadores, do mais simples ao mais especializado, para manejo em pasto ou confinamento, podendo ser adotada para criação exclusiva ou em cruzamentos com vacas Nelore e aneloradas para terminação. (Foto: IDR-Paraná)