PR dá passo importante para garantir sanidade nos aviários
Responsável por 33,6% da carne de frango exportada pelo Brasil - que, por sua vez, é o maior produtor mundial - o Paraná acaba de dar mais um passo importante para garantir a qualidade sanitária de sua avicultura com o credenciamento, pelo Ministério da Agricultura, do laboratório da Adapar para diagnóstico de Influenza A e da doença de Newcastle (peste aviária) pela técnica PCR em Tempo Real.
Essas são as principais doenças de controle oficial do Programa Nacional de Sanidade Avícola, pois trazem prejuízos econômicos significativos, altíssima mortalidade e interdição de propriedades, comprometendo a cadeia produtiva e suspendendo exportações. O laboratório paranaense é o terceiro credenciado para esses exames, depois dos de Santa Catarina e São Paulo.
Segundo o gerente de laboratórios da Adapar, Rubens Chaguri de Oliveira, mesmo há tempos sem registros das duas doenças, o Estado precisa demonstrar esse padrão sanitário constantemente, por meio de testagem, a fim de não enfrentar problemas nas exportações. Ainda segundo ele, a Adapar agora está credenciada junto ao Ministério da Agricultura para diagnosticar 16 enfermidades de interesse da defesa agropecuária, englobando 28 diferentes técnicas. (Foto: Sistema Faep)