Morre aos 82 anos Cândido Garcia, fundador da Unipar e da UniCesumar
O empresário Cândido Garcia, reconhecido por revolucionar o ensino superior do Paraná, morreu na manhã desta segunda-feira no Hospital Cemil, em Umuarama. Ele estava com 82 anos e as causas foram insuficiência respiratória aguda, pneumonia e insuficiência renal.
Paulista de Cafelândia e formado em Direito, Dr. Candinho, como era carinhosamente chamado, deixa uma história de empreendedorismo de sucesso como fundador da Unipar (Universidade Paranaense), que tem sede em Umuarama, mas está presente também em Cascavel e outras cidades do Paraná.
Com a saúde combalida, ultimamente ele não cumpria mais jornada integral na Unipar, cuja condução confiou à esposa e vice-reitora Neiva Pavan Machado Garcia e aos filhos. A trajetória de sucesso rendeu-lhe muitas homenagens. Era Cidadão Honorário do Paraná, bem como de Umuarama, Cascavel, Toledo e Guaíra, dentre outras cidades.
TRAJETÓRIA
Dr. Candinho começou a vida como aprendiz de alfaiate, depois alfaiate até conseguir um emprego num banco, onde pôde mostrar seu tino para os negócios. Sua incursão de sucesso pela educação começou como secretário de escola.
No Paraná desde 1971, também implantou instituições de ensino superior em Rolândia (Faccar), Maringá (UniCesumar), São José dos Pinhais (Associação de Ensino Superior de São José dos Pinhais-PR) e em Rondônia (Centro de Ensino Superior de Ariquemes). (Foto: Unipar)