Paraná já é o segundo maior produtor de orgânicos do País
Apesar de ter sua economia baseada na agricultura de grande escala, o Paraná tem não tem se descuidado da produção orgânica, foco basicamente de pequenas e médias propriedades.
Prova disso é que o Estado é o segundo do País em número de propriedades orgânicas certificados com um total de 3.860 (o equivalente a 14,5% de todo o País), de acordo com dados atualizados do Ministério da Agricultura. O Paraná fica atrás apenas do Rio Grande do Sul, que tem 3.966 cadastradas.
“Nosso Estado encaminhou políticas públicas para aumentar a produção de orgânicos e passou a compensar com pagamento maior ou pontuação diferenciada a quem oferecesse esses produtos para programas sociais”, revela o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara.
Já presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, reconhece que a produção orgânica é mais trabalhosa, o que resulta em um de produção maior, mas ressalta que isso é compensado pelos preços praticados pelo mercado e que o instituto vem trabalhando com vistas a reduzir os custos. (Foto: José Fernando Ogura/AENPR)