Grupo vai planejar integração ferroviária do PR, SC, RS e MS
Os quatro estados que compõem o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) vão desenvolver projetos conjuntos para melhorar a infraestrutura da região, com destaque para os modais rodoviário e principalmente ferroviário, conforme ficou acordado em reunião nesta segunda-feira (21), em Chapecó (SC).
Os governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, assinaram resolução criando um grupo de trabalho conjunto para concentrar e planejar as ações para a integração logística entre os estados, que têm como projeto de maior envergadura a Nova Ferroeste, ligando Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá, e com planos de expansão também para o Oeste catarinense.
Segundo o estudo de viabilidade técnica, a Nova Ferroeste terá capacidade de transportar 38 milhões de toneladas de produtos já no primeiro ano de operação plena, tornando-se o segundo maior corredor de exportação de grãos e de proteína animal do País, atrás apenas da malha paulista.
“Dentro dos estudos que fizemos, se chegou à possibilidade de construção de um ramal até Chapecó. Os produtores de proteína animal são muito dependentes dos grãos produzidos no Mato Grosso do Sul. Essa conexão vai criar um grande corredor de insumos para o Paraná e Santa Catarina e, no caminho inverso, de fertilizantes para o Mato Grosso do Sul”, explicou Ratinho Junior.
“Ao invés de rejeitar qualquer projeto que venha de outro estado, queremos aproveitar a integração que já temos através do Codesul. Os quatro estados são muito parecidos economicamente, e uma integração logística regional trará ganhos de eficiência, além da redução dos custos de transporte da produção e de insumos, principalmente para o Oeste catarinense. São investimentos coordenados, de médio a longo prazo”, destacou o governador catarinense Carlos Moisés.
Grande exportador de grãos, o Mato Grosso do Sul não tem saída para o mar e conta com a integração logística com os outros estados para o acesso ao mercado internacional."Temos um posicionamento muito forte em buscar saídas logísticas, exatamente pela dificuldade de acessar os portos”, explicou Jaime Verruck.
MEIO AMBIENTE
Durante o encontro, também foi firmado um termo de cooperação técnica para mapear as áreas desmatadas nos quatro estados-membros, por meio do compartilhamento da ferramenta Sinad/SC (Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento de Santa Catarina).
A ferramenta detecta, registra e gera alertas precisos de desmatamento após cruzamento de diversos bancos de dados e imagens de satélites. O código-fonte do sistema será compartilhado com os demais estados, para a criação de um banco de dados conjunto para observar onde há a supressão ilegal da vegetação.
Foi instituído, ainda, o Grupo de Trabalho de Loterias do Codesul, e aprovado o relatório financeiro e de atividades do exercício de 2021 do bloco. (Foto: Gilson Abreu/AENPR)