Porto de Paranaguá faz 87 anos com foco em novos investimentos
Ao completar 87 anos nesta quinta-feira (17), o Porto de Paranaguá, principal agente de escoamento do agronegócio brasileiro para o exterior, se consolida como o mais eficiente do Brasil e se prepara para continuar na vanguarda da atividade portuária. Com projetos inovadores e obras que vão ampliar a capacidade de movimentação de cargas, ele atrai novos investimentos e tem se tornado hub logístico da América do Sul, conforme atesta matéria da Agência Estadual de Notícias.
Para o presidente da empresa pública que comanda o porto, Luiz Fernando Garcia, é preciso realizar no presente as ações que vão construir o porto do futuro. "Todo ano temos que provar que continuamos sendo eficientes, com atração de novos mercados, com qualidade de serviço e custo baixo. Então, temos a obrigação de prever e fazer grandes investimentos hoje”, explica.
Com novos arrendamentos, os investimentos privados já previstos podem chegar a R$ 2,6 bilhões nos próximos anos. Pioneiro, o Paraná foi o primeiro Estado do País a receber a delegação de competências para administrar os contratos de exploração de áreas. O próximo leilão acontece dia 30 deste mês, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
AMPLIAÇÃO
As obras do Projeto Cais Leste - Moegão terão início ainda neste semestre, após avançar a fase de consulta pública. A moega exclusiva para descarga de trens vai receber até 180 vagões simultaneamente. Serão três linhas independentes e correias transportadoras ligando 11 terminais.
No mar, a derrocagem da Pedra da Palangana será concluída neste mês. A fase de detonação foi encerrada em 2021 e, em 2022, as rochas são retiradas para britagem e doação para prefeituras do Litoral.
HISTÓRIA
O Porto de Paranaguá na verdade se chama Porto Dom Pedro II e existia antes mesmo da sua inauguração, em 1935. A história da cidade se entrelaça com a do porto. Em 1872, era um atracadouro administrado por comerciantes. Só em 1917 passou a ter administração pelo Governo do Estado e, com o crescimento das movimentações, mudou de lugar.
Hoje são quase cinco quilômetros de cais e píers. Em 2021, bateu o próprio recorde histórico de movimentação de cargas, ao superar a marca de 57,5 milhões de toneladas, o que lhe valeu a conquista do título de porto mais organizado do País, dado pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Atualmente, é o segundo porto do Brasil em valor de movimentação, sendo o 1º na exportação de óleo vegetal e frango congelado; 1º em importação de fertilizante; 2º em exportação de soja, farelo de soja, açúcar, papel, carne congelada e álcool; 2º na movimentação de contêineres e veículos; e 3º na exportação de madeira. (Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná)