Jesuítas ganha ampla e moderna unidade para produção de suínos
Em ato que contou com a presença do prefeito Junior Weiller, dos secretários estaduais Norberto Ortigara (Agricultura) e Marcel Micheletto (Administração e Previdência) e demais autoridades, a Copacol inaugurou nesta sexta-feira (11), no município de Jesuítas, uma unidade de produção de suínos desmamados que recebeu investimento de R$ 120 milhões e irá gerar 85 empregos diretos e quase uma centena de indiretos.
A unidade irá cuidar da terminação de cerca de 300 mil leitões produzidos anualmente pelos cooperados. "Esse é um investimento qualificado, moderno e provavelmente será muito eficiente pelo desenho técnico que tem, contribuindo muito para agregação de renda”, afirmou Ortigara. “A suinocultura deve crescer de 60% a 70% nos próximos cinco anos, tendo como base os investimentos já anunciados”, projetou.
Já Micheletto classificou a inauguração como um momento histórico para o desenvolvimento agropecuário não só da região Oeste, mas do Paraná como um todo. De acordo com ele, a Copacol tem procurado pulverizar os investimentos por todos os municípios que fazem parte de seu território, o que “dá portunidade a todos os municípios de gerar emprego, gerar riqueza, gerar oportunidades".
MODERNIDADE
O presidente da Copacol, Valter Pitol, afirmou que a unidade inaugurada é fruto da visão estratégica de oferecer novas oportunidades aos cooperados. “Nós estamos em uma região de pequenos e médios produtores, principalmente, e eles só sobrevivem se tiverem mais renda, só a agricultura é insuficiente para ter qualidade de vida com a família na propriedade, por isso a diversidade possibilita oportunidades de crescer e produzir alimentos para o mundo”, disse.
A UPD tem mais de 58,7 mil metros quadrados e é formada por 10 galpões - quatro de gestação individual, dois de gestação coletiva, dois de maternidades e dois de reposição - climatizados que atendem todas as normas de bem-estar animal e biosseguridade. Dez mil matrizes passam a ser alojadas a partir de agora para produção média de 300 mil leitões por ano. Com essa expansão, a produção anual da Copacol salta para 625 mil cabeças de suínos, ou seja, o crescimento é de 76%.
Esse número atende ao plano de expansão da Frimesa, que deve inaugurar nova planta industrial em Assis Chateaubriand em 2023. Cinco cooperativas vão atender as necessidades da Frimesa - Copacol, C. Vale, Copagril, Primato e Lar. À Copacol caberá 18,7% da responsabilidade de entregar suínos. (Foto: Seab)