Presidente do TRF4 intervém e mantém Lula atrás das grades
Estão definitivamente anuladas as decisões do desembargador plantonista Rogério Favreto pela libertação de Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de um dia quase inteiro de idas e vindas, o presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, determinou no início da noite deste domingo que o ex-presidente continue atrás das grades.
"Nessa equação, considerando que a matéria ventilada no habeas corpus não desafia análise em regime de plantão judiciário e presente o direito do Des. Federal Relator em valer-se do instituto da avocação para preservar competência que lhe é própria (Regimento Interno/TRF4R, art. 202), determino o retorno dos autos ao Gabinete do Des. Federal João Pedro Gebran Neto, bem como a manutenção da decisão por ele proferida no evento 17", diz a decisão do presidente.
Gebran Neto já havia acatado, no início da tarde, pedido do procurador regional da República plantonista, José Osmar Pumes, pela reconsideração da decisão de Favreto. (Foto: Arquivo O Globo)