Emprego: o candidato certo para a vaga certa
Elis Sbardelotto
A avaliação psicológica é um valioso instrumento para analisar, compreender e esclarecer o perfil do candidato na hora da contratação, bem como na promoção de funcionários. Ela possibilita a análise e identificação de fatores e competências emocionais, comportamentais e intelectuais que vão apontar se o candidato tem ou não o perfil para desenvolver a função adequadamente.
Essa avaliação é feita através de entrevista, técnicas e testes psicológicos. É uma ferramenta que busca avaliar o perfil do futuro ocupante do cargo e, assim, fazer uma previsão de desempenho. Para tanto, a bateria de testes é estruturada de acordo com o perfil do cargo.
A avaliação é utilizada na contratação e recolocação de pessoal, promoção de função e análise de potencial, bem como para identificar as habilidades que o candidato necessita desenvolver.
Também possibilita analisar na pessoa interessada no emprego os níveis de atenção, inteligência, controle emocional, trabalho em grupo, persistência, capacidade para se adequar a regras e seguir ordens, organização, liderança, confiabilidade e auto-estima, entre outras características importantes e de acordo com a necessidade da função requisitada pela empresa.
De posse dos dados obtidos, o psicólogo poderá indicar com maior segurança pessoas para cargos específicos e orientar os empregadores sobre como lidar com seus colaboradores e no que efetivamente investir para obter maior desenvolvimento e melhores resultados.
Conhecer a personalidade de um candidato é fundamental para criar uma relação estreita entre o novo funcionário e a empresa e, dessa forma, atender às expectativas de ambas as partes. Com esse recurso o selecionador tem a condição de comparar o perfil do candidato com o perfil do cargo que está sendo oferecido e fazer uma previsão de desempenho.
Hoje o grande diferencial competitivo das empresas está nas pessoas. Por isso, a escolha do candidato é de suma importância para o futuro dos negócios e selecionar o profissional inadequado pode significar um grande prejuízo. Uma contratação precisa de muitas coisas para dar certo, mas de poucas para dar errado.
O trabalho de seleção consiste em promover um casamento bem sucedido entre as necessidades e as expectativas da empresa em relação ao profissional, e vice-versa.
Um candidato com perfil adequado ao cargo é, potencialmente, um funcionário e um ser humano mais feliz. Afinal, não existe candidato bom ou ruim; existe, isto sim, candidato adequado ou inadequado ao cargo e à empresa. (Foto: Reprodução internet)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é formada em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional, especializada em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato: (45) 999128788