Craque da bola será novo Cidadão Honorário do PR
Um dos maiores astros do futebol paranaense em todos os tempos, o ex-atacante Carlos Alberto Garcia vai se tornar Cidadão Honorário do Estado. A homenagem a ele foi proposta pelos deputados Tarcílio Turini e Luiz Claudio Romanelli e aprovada na sessão desta quarta-feira (9) da Assembleia Legislativa, mas ainda não tem data definida para entrega.
“Onde quer que esteja, Carlos Alberto Garcia sempre demonstra sua paixão pelo LEC [Londrina Esporte Clube] e também pela cidade que o acolheu na década de 1970, quando chegou para jogar no Tubarão, emprestado pelo Corinthians. Pessoa bastante simpática, atenciosa e de muitos amigos, é respeitado pelo caráter e honradez", diz a justificativa do projeto.
ÍDOLO ETERNO
Em 1981, Carlos Alberto Garcia marcou o gol que garantiu ao Londrina título de campeão paranaense; em 1977, na lendária campanha que levou o Tubarão ao quarto lugar no Campeonato Brasileiro, marcou sete gols e consolidou a sua condição de ídolo da torcida londrinense.
"São de arrepiar as imagens do ídolo chorando na arquibancada, após a vitória do LEC sobre o Vasco por 3 a 0 na última rodada do campeonato, no dia 28 de novembro, garantindo a permanência do clube na Série B do Brasileirão. Lágrimas de alegria e de alívio, sentimentos vindos do coração, completa expressão de quem estava agoniado e deixou aflorar o verdadeiro amor pelo Tubarão, não se importando em extravasar e chorar ao lado da torcida que comemorava o importante resultado. Foi uma declaração pública de como o Londrina é relevante na vida do ídolo", lembram os autores do projeto.
Após encerrar a carreira, Garcia foi homenageado com uma estátua de quase dois metros de altura instalada no Estádio Vitorino Gonçalves Dias e chegou a presidir o clube num momento de muitas dificuldades. Também foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Londrina, comentarista de rádio e atualmente é empresário do ramo de consórcios. Paulista de Flórida Paulista, Carlos Alberto Garcia vive em Londrina há mais de 45 anos. (Foto: Câmara Municipal de Londrina)